Quem é Silvia Rodrigues?

Olá!

Eu sou Silvia Rodrigues. Meu amor pela tricologia começou há cerca de dez anos. Quando entrei na faculdade, não sabia exatamente qual área seguir ou o que gostava, pois, como a maioria dos jovens, entrei sem ter noção de como era realmente a profissão que havia escolhido. Com o passar do tempo, fui observando as áreas dentro do curso de Estética e Cosmetologia e uma área em específico chamou muita minha atenção: a tricologia. Meus colegas diziam que eu estava doida, pois poucos gostavam de tricologia e muitos deles não achavam a área importante. Entretanto, meu encanto pela tricologia e terapia capilar só aumentava. Logo pedi demissão do lugar em que trabalhava, um escritório de advocacia, e fui tentar um estágio dentro da área. Meu primeiro emprego como estagiária foi de assistente em um Spa. No entanto, apesar de inúmeros atendimentos, nenhum deles era específico na área de capilar.

Ao término da faculdade recebi uma nova proposta de emprego. Deixei de trabalhar no Spa e fui trabalhar em uma clínica de estética. Naquele ano, iniciei o curso de pós-graduação em Estética Geral e prestei um processo seletivo para docente no curso de Estética. Em pouco tempo fui efetivada como professora substituta nas aulas de terapia capilar, momento no qual resolvi me dedicar somente às aulas. Após um período dando aulas em duas faculdades, fui em busca de uma segunda especialização. Resolvi então fazer o mestrado. Fui em várias universidades e recebi muitos nãos. Alguns docentes me desestimularam, mas resolvi não desistir. Continuei tentando e por fim chegou o feliz momento da minha aprovação. Fui aceita por um orientador que foi como um pai, que me colocou para trabalhar na melhor equipe de laboratório e que sempre me apoiou na luta pela ciência na área de tricologia. Foi então que realizamos uma pesquisa e desenvolvemos um modelo animal para queda de cabelo masculino e três patentes de futuros remédios para combate à queda. Enquanto bolsista, pesquisadora e professora pude ver quão importante é a equipe multidisciplinar e como ainda poderíamos crescer dentro dessa área.

Depois de concluir o mestrado assumi a coordenação do curso em que trabalhava, e após um tempo finalmente pude fazer uma terceira especialização: a que eu sempre desejei! Para isto, eu fui à São Paulo mensalmente durante dois anos, ao mesmo tempo em que deixei a coordenação e continuei a docência nos cursos de estética e biomedicina. No ano de 2019, conclui minha terceira pós-graduação e iniciei a coordenação de três pós-graduações.

Embora tenha planos de começar o doutorado e continuar atuando dentro da pesquisa e no âmbito acadêmico, acredito que é muito importante levar a informação e conteúdo científico, que aprendi durante minha formação, para o meio comum, muitas vezes refém de informações incorretas, pouco fundamentadas e de pouca ou nenhuma veracidade.

Esse foi o motivo que me fez estar aqui falando com vocês. Terei prazer em ajudá-los e auxiliá-los por meio do conhecimento eu adquiri durante esses anos. Tenho muitos planos pela frente e muitas coisas a aprender, mas o que até agora aprendi quero dividir com vocês. Para mim, a beleza nada mais é do que o reflexo da saúde e da felicidade.

Até breve!

Quer saber mais?

Rolar para o topo