O que faço para melhorar meu cabelo?

A maioria das pessoas me procuram fazendo a seguinte pergunta: como faço para melhorar meu cabelo? Elas perguntam isso devido a algum incomodo, seja pelo fato de estar caindo, ou não estar crescendo ou estar sem brilho.

Bom, existem inúmeros fatores que interferem na “saúde” dos fios e consequentemente na beleza. Esse uso de aspas na palavra saúde foi proposital pois não existe “saúde” em uma matéria morta, exemplo: você já viu uma pessoa morta saudável? Então, o cabelo também é uma matéria morta, por isso quando você corta o cabelo você não sente dor ou enxerga sangue escorrendo. A já sei, quando você depila pode sangrar ou sentir dor né? Sim, você pode sentir dor ou sangrar pois nessa fase seu fio anda está ligado a terminações nervosas responsáveis pela dor e aos capilares sanguíneos que levam sangue, oxigênio e nutrientes para a formação do fio, essa fase os tricologistas conhecem como fase anágena, porem ele ainda continua sendo uma matéria morta.

Agora que você já sabe que seu cabelo é morto (mesmo que você use um shampoo que devolva vida aos seus fios, isto é um shampoo que literalmente opera milagres), sendo você um ser humano do planeta terra, devemos partir do principio que seu cabelo é formado de dentro para fora.

Você já ouviu falar em exames toxicológicos? Aquele que algumas empresas pedem como critério de exclusão para vagas de trabalho, então, um dos exames mais fidedignos que existem para drogas de abuso é do fio do cabelo. Você sabe por que? Porque seu cabelo é formado por tudo que você usa e come, pensando que a media de crescimento é de 1 cm por mês e você teve contato com alguma droga de abuso a 3 meses atrás, provavelmente ela estará a 3 cm da “raiz” do seu cabelo. 

E os alimentos, agua e nutrientes, principalmente proteína, zinco, ferro, biotina, vitaminas formam seu fio de cabelo, e são de extrema importância para seu cabelo como um todo. Não estou dispensando o uso de bons cosméticos ou tratamentos, claro que não, porem primeiramente devemos sim pensar na nutrição do seu organismo.

Você come carne ou faz reposição de proteínas? Faz muita dieta restritiva? Come legumes, verduras, frutas e toma bastante agua?

Agora me fala quando foi seu último check-up? Como está ferritina, testosterona, dht, prolactina…? Faz uso de algum medicamento continuo? Para as meninas, tem ovário policístico?

São tantos fatores que precisamos conversar, mas olha fica tranquilo que você não está sozinho, vou tirar todas as suas duvidas e te ajudar, pensa no que te falei acima, vai atrás dos resultados dos seus últimos exames que daqui a pouco voltamos a conversar.

Até

Silvia Rodrigues

O que faço para melhorar meu cabelo?
Rolar para o topo