O que é Alopecia?

Na obra de Francisco De Goya (1792), intitulada: “O casamento” é possível observar uma criança com um quadro clinico  característico de alopecia areata (A.A).

Cada dia mais frequente dentro dos consultórios, a alopecia areata é um distúrbio de perda de cabelo comum, imunomediada e não-cicatrizante. Normalmente, apresenta manchas redondas de perda de cabelo acentuadamente demarcadas e pode ser desenvolvida em qualquer idade, incluindo crianças.  As alterações nas unhas também são características comuns da A.A, com uma prevalência média de 30%, seguida pelo pitting e traquioníquia, com prevalências médias de 20% e 8%, respectivamente. 

A   alopecia areata  está associada a várias doenças concomitantes (comorbidades), incluindo depressão, ansiedade, doenças autoimunes, doenças da tireoide (hipertireoidismo, hipotireoidismo, tireoidite), lúpus eritematoso, vitiligo, psoríase, artrite reumatoide, doença inflamatória intestinal e maiores riscos de desenvolver doenças autoimunes.

A A.A é uma alteração de alerta principalmente quando acomete o público infantil, já que essa alteração está intensamente associada a períodos de desgaste emocional, entre outros fatores. Recentemente um pai muito preocupado me procurou buscando ajuda para seu filho de 8 anos que apresentava um quadro de alopecia areata multifocal (como o exemplo da foto acima) e perda significativa de cílios. A boa notícia sobre o quadro de A.A. é que ela geralmente repila, isto é, o pelo volta a nascer. Entretanto, os pais devem estar alertas ao  sinal de  perda do cabelo e modificação das unhas de seus filhos, pois não é “normal”  uma criança apresentar tal condição, devendo ser necessário buscar ajuda de um profissional.

Até Breve!

O que é Alopecia?
Rolar para o topo